segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pessoas de Israel

A Lilly (não sabemos se nome verdadeiro ou falso) é uma rapariga de 19 anos, israelita, a cumprir serviço militar, que conhecemos num comboio. Estava super curiosa relativamente a nós e foi ela que meteu conversa. Disse que adorava ouvir falar Português, que gostava muito de música portuguesa (Maria Bethania, Caetano Veloso!) e que queria aprender Português para perceber as letras. Não é de estranhar o gosto dela por música brasileira, já que em muitas ocasiões a ouvimos em cafés ou restaurantes. Disse que quando acabasse o serviço militar viria a Portugal (possivelmente como muitos israelitas, vai viajar uns largos tempos depois do serviço militar). E o que fazia ela no serviço militar? A única palavra que disse foi: “inteligence”. Como é óbvio, não nos podia contar mais nada.

O rapaz militar do comboio para Haifa...esse pouco soubemos dele. Tinha um ar de muito novo e arranjava VORs, oq ue para o Pedro teve um piadão.

O dono do East New Imperial era muito engraçado a falar. Palestiniano de gema, tinha um hotel impecavelmente bem decorado com artefactos, mapas, moedas e afins da sua cultura. Acho que ficou satisfeito por termos querido ir à Cisjordânia, mas eu suponho que isso seja mais ou menos comum entre os turistas que cheguam aquele hotel, já que me pareceu que todos andavam de Lonelyplanet e Guie du Routard na mão e nada de excursões organizadas. Foi muito amável conosco e tive pena de não ter falado mais com ele. É o que dá termos estado lá na altura do ramadão e no sabath ao mesmo tempo, só vimos numa manhã.

Sem comentários: