domingo, 7 de junho de 2009

Entretenimento

O Japão é também a terra do entertenimento. Para dar alguns exemplos:
o karaoke foi inventado no Japão. Consiste em alugar um espaço privado com uns amigos por umas horas, normalmente à noite, com bebidas à discrição e com música para cantar. Confesso-me uma triste por não conseguir maginar-me a divertir-me assim. É verdade, não fui experimentar.
As bibliotecas de banda desenhada e filmes japoneses: a indústria de banda desenhada e filmes japonesa parece ser brutal. Por todo o lado há bibliotecas/videotecas com estas coisas, que são usadas por quem tem um tempinho livre sem nada que fazer. Disto desbundei quase involuntariamente, porque perdi o último comboio de Osaka para Tóquio quando vinha de Hiroshima. Já tinha hostel reservado em Toquio, mas tive que dormir em Osaka. Como não tinha onde dormir, fui para um destes sítios. Foi fantástico. Infelizmente está tudo em japonês, por isso e muito difícil perceber o que quer que seja. Mas estes espaços têm também um computador com internet, portanto viva o windows xp em japones por ter as mesmas coisas nos mesmos sítios!
Estes locais posso descrever com mais detalhe: consistem num cubículo mais ou menos do tamanho de uma cama de casal, uns com futons, outros com cadeiras de massagem outros com cadeiras confortáveis, constituidos por “paredes” de madeira a toda a volta com uma portinha. Tem uma mesinha com computador e televisão, um candeeiro privado, um cabide e uns chinelos, essenciais em qualquer casa. São sítios explendidos para passar a noite e mais baratos do que um hotel ou mesmo que um hostel, dependendo do tempo que se fique. 5 horas fica mais ou menos a 12 euros. 10 horas fica a mais ou menos 22 euros. Há alguns que também são especializados em jogos. O que eu fui era em livros e videos. Pode dormir-se à vontade, especialmente nos que têm futons porque ficam sítios super confortáveis, e toda a gente está tão sossegada (ver televisão ou videos tem que ser com phones) que só se ouve uma musiquina clássica de fundo muito suavezinha que até dá para dormir. É realmente um sítio super agradável.
Outras formas de entretenimento consistem em ao fim de semana o pessoal se mascarar e ir para os jardins. As raparigas vestem-se maioritariamente de bonequinhas, os rapazes de Elvis e personagens de filmes.
Há ainda os cafés onde as empregadas se vestem de empregadas francesas e tratam os clientes por “mestre” ou “meu senhor” ou “minha senhora” ou algo do género.
Toda a gente parece jogar jogos e ter internet no telemóvel. Os hostels têm todos playstation e wii e em alguns há computadores para jogar, diferentes dos computadores para usar a internet porque esses normalmente têm mais procura entre os europeus e australianos.

Sem comentários: