domingo, 7 de junho de 2009

As pessoas andam sempre imaculadas

É impressionante como em todo o Japão o cuidado com a imagem está sempre patente. Elas e eles andam sempre imaculadamente vestidos, penteados, maquilhados... Em Tóquio, à hora de ponta, o metro vai cheio como um ovo, de rapazes, homens e velhotes todos no seu melhor fatinho Armani, com os cabelos imaculadamente cuidados (alguns um bocado à Dragon Ball e não sei o que nasceu primeiro, se o Dragon Ball se os cabelos), sobrancelhas arranjadas e um ou outro ligeiramente maquilhados (uma basezinha e uma correcção das sobrancelhas com lápis, geralmente). E não, não têm aspecto de gay nem de José Castelo Branco. As raparigas da hora de ponta andam igualmente de tailleur (de saia), com sapatinho de salto alto muito discreto e sempre de collant, como deve de ser.
Os miudos e graúdos da escola andam sempre de farda. Acho que as fardas variam de acordo com a escola, porque vi muitas diferentes. Também andam sempre com um aspecto imaculado e com os cabelinhos arranjados.
As pessoas a trabbalhar em estabelecimentos comerciais também andam sempre de farda do estabelecimento, e sempre sem um cabelo em desalinho.
O espelho é o melhor amigo dos japoneses, já que os há por todo o lado e eles também os usam de bolso.
Curiosamente, à medida que se anda para Sul do Japao, as pessoas começam a ser um pouco mais desleixadas com os cabelos, maneira de vestir e maquilhagem. Será que a vaidade é um pecado assim tão grande? É que no sítio mais desleixado de todos, Nagasaki, moram 1/6 de todos os cristãos do Japão e é a zona mais influenciada por povos europeus (portugueses inclusive). Terá alguma coisa a ver?

Sem comentários: