domingo, 7 de junho de 2009

Comboios

Os comboios são estupendos no Japão. São rápidos, eficazes e pode acertar-se o relógio por eles porque chegam sempre a horas. Quando um comboio chega a uma estação terminal e se prepara para voltar para trás, entram 2 pessoas por cada carruagem (normalmente são 16 carruagens por comboio, nos mais pequenos são 8 carruagens) e: limpa o pó aos bancos, as mesas, o chão, o lixo dos caixotes, as casas de banho, vira os bancos para o outro lado para não ser preciso metade das pessoas irem viradas de costas, muda os encostos de cabeça, abre as janelas, desencosta os bancos e tudo fica imaculado de novo. Este processo não demora mais do que 5 minutos para o comboio todo ficar imaculado outra vez.
Há comboios para tudo o que é sítio e, apesar do japão ser super montanhoso, os comboios andam practicamente em linha recta na maior parte dos percursos e nos comboios rápidos. Os comboios rápidos são realmente rápidos, devem dar uns 400 km/h à vontade. Os mais rápidos são os Nozomi, que são também mais recentes e luxuosos, com locais para ligar computadores, internet e coisas afins. Os melhores a seguir são os Shinkansen, que andam igualmente rápido mas param em mais estações e só têm alguns lugares com ligação para cumputador mas sem internet. Acho que realmente a ligação à internet é escusada, já que todos os japoneses têm telemovel com intenet que me pareceu que pudessem ligar facilmete a um computador se quisessem.
A única coisa chata dos comboios no Japao é que os bilhetes são caríssimos. Felizmente que para os estrangeiros existe o Japan Rail Pass, que por uns módicos 360 euros dá para andar 14 dias seguidos de comboio. E há passes de 7 e de 21 dias. Parece bastante, mas considerando que uma ida e volta a Quioto de Toquio fica aproximadamente ao mesmo preço, viva o Japan Rail Pass. Para além de ter a vantagem de permitir também andar nos comboios urbanos e suburbanos, para além do Shinkansen. Recomendo vivamente a compra deste passe a quem queira ir visitar mais do que só Tóquio.

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