sexta-feira, 13 de abril de 2018

Dia 13 6ª feira – Hoje fiz um amigo, neste caso uma amiga



Depois de outras experiências não muito fantásticas com as minhas colegas do Pilates em Paris, hoje posso dizer que tive uma experiência inesperadamente fora de série. Ao sair da aula, estava um dia maravilhoso, não obstante as previsões dizerem que ia chover. Como de costume, mesmo quando estava a nevar, resolvi fazer metade do caminho para casa a pé, em vez de me ir meter no escuro, sujo e deprimente metro. 

Uma colega que tinha acabado de conhecer ia a pé na mesma direcção e meti conversa no meu francês enferrujado. Ela costumava fazer o caminho do 3ème até ao 7ème, onde habita, a pé. São apenas 3 km. Eu não consigo ir totalmente a pé para casa porque ainda são 12,5 km (estou bem nos arrabaldes). Mas perguntei-lhe se podia ir com ela até perto da casa dela e assim praticar o meu francês pelo caminho e assim fizemos. Fomos na conversa até à casa dela, não necessariamente pelo caminho mais curto, mas mais pelo caminho mais bonito. E se estava bonito!

Falámos sobre as aulas de Pilates, sobre as nossas profissões, sobre o que faríamos com um curso de Pilates, sobre o que eu devia fazer para praticar francês (nomeadamente inscrever-me em eventos no On Va Sortir, coisa que ela própria fazia) e outras coisas banais. Acabámos por chegar a casa dela e ela convidou-me para subir para o “aperô”! Cerveja Amber, frutos secos, lentilhas e aperitivos secos vindos de uma viagem à Índia. Trocámos experiências sobre a Índia, mas as dela muito mais fantásticas, já que são mais recentes e ela lá ficou meses a viver com várias famílias de várias regiões. Falámos essencialmente sobre viagens, sobre a história recente dos países islâmicos, nomeadamente um país em particular, a Argélia, e sobre política francesa. 

Foi fantástico, diria mesmo um privilégio, ter sido convidada em França para uma casa para um “aperô”. Tomara poder retribuir um dia, fazendo um maravilhoso polvo à lagareiro, que ela disse que tinha adorado quando foi a Portugal!

Umas particularidades curiosas da minha nova amiga:
- É doutorada em engenharia informática. Até ao acaso, a primeira pessoa que conheço em França é engenheira informática, a sério?!
- Não surpreendentemente, a primeira pessoa com quem consegui trocar mais de 2 frases em França (e foi muito mais do que isso) não é originalmente francesa. Tem origens argelinas!

https://www.youtube.com/watch?v=xiWai4HavdQ

Sem comentários: