quinta-feira, 28 de junho de 2018

A diferença que faz 15 cm

Ver casas para comprar na região de Paris continua a não ser fácil. 
Tendo visto agora casas recentes, ou seja, com menos de 10 anos, observei que a maioria dos anúncios mostram casas com muitos ângulos diferentes de 90 graus. Em alguns casos podia tratar-se de um aproveitamento de espaço. Dentro de Paris, sendo uma cidade radial, é normal que assim seja porque os lotes não são retangulares. No entanto, fora do centro de Paris, onde há muito mais espaço, pude constatar que se tratou de uma opção estética do arquiteto. Fez as coisas tortas porque sim. E não se pode dizer que tenham a harmonia de um Gaudi... 
Depois de fazer a triagem por anúncios que não tivessem ângulos visíveis diferentes de 90o lá fui ver algumas casas recentes. Tinham tudo para ser simpáticas e agradáveis mas... havia ali qualquer coisa que não dava para perceber o que era que me fazia sentir mal dentro das casas. Era uma sensação de claustrofobia que eu nunca tinha sentido antes. Mas como era possível, as janelas eram grandes, a maioria com varanda... percebi então que o que me fazia impressão era o pé direito (altura do chão ao teto) que era muito pequeno. Fui investigar...
As conclusões são as seguintes: mínimo de pé direito em França: 2,55m em construção nova, podendo ir a 2,40m em alguns casos (para não falar nos desvãos de sótãos tão apreciados por estas paragens. Pé direito mínimo em Portugal: 2,70m. Pois tenho a dizer que eu do alto do meu metro e sessenta e tal, acho que viver com menos de 1 metro para o teto não é de todo agradável. É mais fácil de aquecer, é certo, do que o meu pé direito de 6 metros da sala da vivenda que vendi no ano passado, mas... por favor, não façam isso. As casas ficam claustrofóbicas! 
E se calhar ainda vou ter de comprar uma assim... a diferença que fazem 15 cm de pé direito na percepção de espaço é enorme! A partir de agora em vez de tomar atenção ao preço por m2 vou pensar em tomar atenção ao preço por m3!

Sem comentários: