quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ski na Bulgária

Normalmente não posto nada sobre estas viagens mais... aquilo que se pode considerar de "normais". Mas pensando bem, quem e que se lembra de ir esquiar para a Bulgária? Só mesmo nós!

3 de nós já tinham estado na Bulgária há 13 anos atrás. A miséria nessa altura era chocante para as nossas consciências de 20 aninhos... E esperávamos que a Madame Dimitrova que nos alugou um quartinho em Sófia dessa vez pudesse agora comer mais do que 1 pimento e o nosso leite estragado por dia.

E foi assim que decidimos ir para Bansko.

Lá nos decidimos por comprar a viagem de avião na easyjet. As 4 viagens, na verdade: Lisboa-Milão, Milão-Sofia, Sofia-Milão e Milão-Lisboa custaram 160 euros, no total, por pessoa.

Quanto ao alojamento, primeiro reservamos no http://www.booking.com num aparthotel em que se podia cancelar a reserva quase na véspera. Chamava-se Mont Blanc e custava 511 euros por um apartamento com 3 quartos para até 8 pessoas (preço total por 7 noites). No entanto, depois de alguma insistência nossa no site oficial do ski na Bulgária (www.bulgariaski.com), lá nos conseguiram dizer que o mesmo apartamento com 3 quartos no aparthotel Mont Blanc custava apenas 360 euros para as mesmas 7 noites. E não, não estou a falar do preço por pessoa. O aparthotel tinha um mini spa com sauna, banho turco e jakuzi que custava mais 6 euros por dia por pessoa. Reservámos 1dia.

Ainda era preciso ir de Sofia para Bansko. Então reservámos um fantástico transfer aqui: http://www.motoroads.com/airport-hotel-transfers.html que nos custou 166 euros no total, ida e volta, numa carrinha com 8 lugares. Eramos 7, ficou a 23 euros por pessoa.

Como tivémos que passar umas horas da noite em Milão, resolvemos reservar também um hostel, 15 euros a cada 1 em quartos de 4, com direito a transfer de e para o aeroporto de Malpensa (http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Malpensa-House/Malpensa/6625).

E esta foi a parte das reservas. Esperávamos que tudo corresse bem. Há 13 anos atrás não tinha sido fácil comunicar em Sofia, não tinha sido fácil encontrar comida, não tinha sido nada fácil a não ser apanhar um comboio para longe dalí. O que nos esperaria?

Chegámos a Milão e, como combinado, ligámos ao nosso hostel. Vieram-nos buscar em 5 minutos! Não tinhamos jantado e em Itália era mais 1 hora, eram quase 23. Perguntámos se havia algum restaurante ou take away nas redondezas. Ligaram para um restaurante e uma carrinha em 5 minutos foi-nos buscar ao hostel e levar-nos ao restaurante. Comemos umas pizzas e vieram-nos trazer outra vez ao hostel para umas 4 horas de sono. Às 6 da manhã lá voltámos para o aeroporto para apanhar o voo pra Sofia. Chegámos a Sofia e lá estava o nosso transfer, com uma plaquinha com o meu nome! Fomos para a nossa mercedes vito de 9 lugares e 3 horas depois chegaríamos a Bansko, direitinhos ao Mont Blanc. Ainda parámos numa estação de serviço para almoço. O motorista não falava quase nada que não fosse Búlgaro mas sabia umas palavras e foi divertida a comunicação. Especialmente porque até a comunicação corporal é diferente. Abanar a cabeça a cabeça para cima e para baixo é "não" e para os lados é "sim". E em búlgaro, "curva" é uma senhora das que costumam estar nas curvas, se é que me entendem. Enfim, uma animação! Fomos a cantar as músicas dos anos 80/90 que o sr. motorista tinha num CD. Foi muito animado!

Chegámos a Bansko e amámos o nosso apartamento. Para quem está habituado a apartamentos da Serra Nevada ou Andorra, minúsculos, com beliches nas arrecadações e com a loiça e o exaustor a pingar gordura, era um verdadeiro luxo. Tinha 3 bons quartos, 3 WC, 2 termoacumuladores de 120 litros, uma sala enorme com um sofá cama, 1 sofá pequeno, 3 puffs, mesa grande no meio, lareira e kitchnet excelentemente equipada (microondas, kettle, frigorífico, forno, placa, loiças).

Fomos reconhecer o local, alugar equipamento e comprar os forfaits. Alugámos equipamentos de ski completos por 7 dias por 50 euros na Fisher. Não eram do melhor, mas, lá está, comparados com Andorra e Serra Nevada nos sítios mais baratos eram ao mesmo nível.

O forfait sai mais ou menos a 25 euros por dia, com 1 euro de desconto por cada dia a mais do que o primeiro, mais ou menos.

Comprámos umas coisinhas pró pequeno almoço num dos muitos supermercados abastecidos com tudo o essencial.

Jantámos num restaurante mesmo ao lado do Mont Blanc, o Torito (aliás, jantámos lá diversas vezes). Era muito bom e ficava mais ou menos por 10 euros por pessoa por um manjar com tudo a que tinhamos direito: sopa, entradas, prato, bebidas (aguas para espanto da sra.) e sobremesas violentas.

No dia seguinte, com a pica toda, lá fomos pró ski. Nevava bastante. Mas o piro foram 2 horas na fila para subir nas primeiras cadeirinhas... Com o entusiasmo não foi desesperante, mas eu evitei as filas nos dias seguintes indo para as pistas so as 10:30. Os meus amigos mais rijos iam logo de manhã, alguns dias mesmo à hora de abertura, que era as 9:30. Era o único senão de Bansko, essa espera.

Lá em cima, a estância é optima, neve de excelente qualidade, muto bem cuidada, com tudo o necessário. Os meios mecânicos são novos e rápidos e nunca se esperava muito nas filas. São 70 km de pistas, que muitas têm mais de 5 ou 10 km. É excelente porque depois de passar 10 minutos numa cadeirinha a subir, podia-se descer durante 1 hora à vontade. Confesso que para mim às vezes era doloroso descer devagar porque os entre os -6º e os -16º faziam-se sentir quando arrefeciamos ou ainda não estávamos quentes, no meu caso, especialmente nos pés e mãos. O corpo com 4 camadas e gorro (muito importante!!! nunca tinha esquiado com gorro antes, graças à minha arta cabeleira e ali era essencial) estava perfeito.

Para almocinho nas pistas, recomenda-se a Pita Shoarma lá pra cima, por 3,5 euros, e o chá ou vinho com mel para aquecer as mãos e o corpinho.

Em resumo, Banso é uma estância muito agradável, mas talvez um pouco pequena para os mais avançados.

Os dias passaram entre o ski, os jantares no Torito e pouco mais. No último dia ainda passeámos por Bansko à tarde porque estava muito vento e frio lá em cima. Andámos pelas lojas de antiguidades e pela igreja, que descobrimos quando fomos comprar postais.

Uma semana muito bem passada!