sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Espectacular Bombaim e happy diwali!




Pela primeira vez andámos por Bombaim a visitar aquilo, desta vez com sol. Foi a queima dos últimos cartuxos de uma viagem esplêndida. Fomos às compras, ver a estação de comboios Victoria Station, por os postais no correio (e não é que a estação dos correios tinha aparecido no filme?!) e ainda encontrámos os primeiros portugueses de toda a viagem! Bom, o encontro foi programado, mas foi uma sorte termos estado encontrado em Bombaim ao mesmo tempo!

Bombaim é uma cidade inesquecível, não por nada em especial mas por tudo em particular. Adorei e passou, em apenas 1 dia, a ser a minha cidade do mundo preferida. Para quem não conhece, imagine Londres mas com clima tropical, é mais ou menos isso.

E para terminar em beleza, Happy Diwali para todos!

http://en.wikipedia.org/wiki/Diwali

ou em português em versão resumida:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diwali

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Jaipur a cidade cor de rosa?!?!


Depois de Varanasi fomos para Jaipur, mais uma vez em Sleeper Class, as já sem a admiração dos dias anteriores. Jaipur é a suposta cidade cor de rosa, mas já foi pintada de cor de rosa há demasiado tempo para ainda se notar assim tanto.



Tem piada porque me lembrou imenso o Lubango, por ser encaixada num hemiciclo de montanhas e ser uma cidade situada a uma certa altitude. Quase não fizemos por lá nada se não ficar na piscina e beber sumos de laranja numa banca. Tivemos ainda tempo para ir ao cinema ver um filme sobre o Ghandi, que não percebemos na totalidade mas que foi engraçado:

http://www.lagerahomunnabhai.com/

E para finalizar, a foto seguinte tenta ilustrar o trânsito caótico, mas acho que só quem viu é que percebe...


segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Em Jaipur - Resumo por mail

Depois das aventuras estranhas nos Himalaias, agora foi um periodo mais calmo da viagem... mas nao mais limpo! Ao todo fizemos 40 horas de comboio e desta vez decidimos experimentar aventuras mais radicais, indo em sleeper class, ou seja, sem ar condicionado, sem racao e sem mordomias! Felizmente fomos com lugar marcado, o que nos garantia um certo espaco, ou melhor, uma cama inteirinha com 60 cm de largura so para cada um de nos. A espessura da cama variava entre os 6 e os 7 centimetos, se considerarmos a camada de po!

Depois de visitarmos Delhi em Fast Forward, seguimos para Agra, onde vimos o Taj Mahal e de onde fugimos rapidamente porque os gajos de riquechos n pararam de nos chatear. O Taj Mahal e mais pequenino do que pensavamos, mas tem a sua graca. Em Agra fica tambem a famosa ponte que anda por ai a circular em e-mail, com um comboio com gente ate acima e por todos os lados e a subir ou descer pelos pilares, o que foi para mim (Ana), a maior atraccao turistica!

Algumas horas de comboio depois estavamos em Varanasi, terra do Rio Ganges e dos Homens Santos - senhores que passam o dia a fumar ganzas em frente ao rio, que vivem nos Ghats (seja la o que isso for, a mim parecem-me escadas), oferecem-lhes comida e ficam convencidos que e boa ideia tomar la banho no ganges ao amanhecer. O rio parece um esgoto, mais ou menos como o tejo, sem tainhas, com water bufalos e montes de gente louca a tomar banho.

No segundo dia fomos (as gajas) arruinar-nos nas compras de saris, lencos, pacheminas e afins.

Apanhamos entao o comboio para Jaipur, onde chegamos 20 horas depois. Depois de um banho desincrustador, ca estamos a escrever este mail colectivo!

domingo, 15 de outubro de 2006

Varanasi, a cidade sagrada

No melhor hotel de toda a viagem na minha opinião, tínhamos terraço para o rio Ganges, o rio sagrado dos hindus. Ao contrário do Taj Mahal, o Ganges é muito maior do que eu pensava, com os seu water búfalos dentro, os homens santos a tomar banho, muita gente a lavar roupa (inclusivamente a minha, com certeza), velinhas a arder ao cair da noite e uma cidade cheia de ruelas onde não se notam traços de colonização. Muito engraçada.



Também fomos às compras de sedas e sarees.

Fizemos também uma visita ao primeiro templo budista.

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Agra para nunca mais

No dia seguinte partimos para Agra num comboio luxuoso com direito a jornal e pequeno almoço para uma viagem de poucas horas. Chegámos a uma estação suburbana, a cerca de 2 km de uma outra que nos pareceu a mais central, onde iríamos apanhar o comboio à noite e onde decidimos deixar as mochilas. Resolvemos ir a pé, afinal era ainda umas 8 da manhã e estava uma manhã fresca e agradável. A meia hora que nos demorou a fazer o caminho foi, no entanto, bastante pior do que esperávamos. Agra é um terror! “autoriquechó sir?” é a frase da ordem, repetida certamente mais de 1000 vezes durante essa meia hora. Chegámos à estação, descansámos à sombra durante uns momentos e fomos até à estação propriamente dita. Perguntámos ao chefe da estação pela “cloack room” e… não havia. Só na estação seguinte, a 15 minutos de comboio, num que partiria da linha 2 em 15 minutos. Decidimos ir comprar bilhete para esse comboio. O senhor da bilheteira, depois da minha insistência e da quase desistência do Morais e da Andreia, lá nos vendeu os respectivos bilhetes. Ele só dizia que não havia comboio, mas quando o chefe de estação tinha sido tão explícito, era difícil que fosse verdade. Lá fomos no comboio e foi das experiências mais fantásticas da viagem toda: toda a gente super simpática, a deixar-nos sentar porque íamos carregados e a meter conversa no comboio mais sujo que já vi na vida.



Mais umas chatices com os autoriquechozistas na ida para o forte (literalmente em frente à estação) e depois de o visitarmos fomos finalmente de autoriquechó para o Taj Mahal, uma experiência perfeitamente normal. Viemos a esta terra infernosa ver o Taj Mahal, tinha que ser. Primeiro comprar o bilhete, que custou uns escandalosos 15 euros, depois 2 horas na fila da revista para gajas (pois, ainda não contei que fui revistada centenas de vezes, aliás, da maneira que as revistas são feitas, mais parecem mamografias) enquanto pensávamos: esperemos que depois disto tudo aquela coisa valha a pena. E valeu! Apesar de ser muito mais pequeno do que o que eu pensava, é muito bonito.



A seguir, comboio para Varanasi, em Sleeper Class pela primeira vez sem luxos e mordomias. Foi óptimo. Pelo menos não estava um frio descomunal do ar condicionado, apesar da camada de pó que cobria as camas e do que entrava pelas janelas gradeadas ser um pouco desconfortável. Mas pelo menos pela primeira vez tive a sensação de estar na verdadeira Índia. Na estação, enquanto esperávamos à espera do comboio, muitos homens ficaram a olhar para nós curiosos, enquanto estávamos sentados no chão imundo ou em cima das mochilas. A parte mais surpreendente é que estavam a não mais do que 1,5 metros de nós. Não me senti demasiado desconfortável, mas pode ser esquisito para os mais sensíveis.

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Delhi

Dia 10, Delhi fast forward: Jantar Mantar, Qutub Minar, Bahai Lótus Temple, Safdarjung’s Tomb, Lal Qila and Jama Mashid, Rajghat, Humayun’s Tomb, tão depressa como eu a escrever isto! Dia 11 nas palhinhas deitados, nas palhinhas estendidos pelos jardins de Dehli com 45 graus à sombra, com a agradável experiência do metro de Delhi, novinho em folha e com o melhor aspecto deste mundo.

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Em Sri Nagar não há roaming - Resumo por mail

Desde a ultima posta fizemos algumas coisas.

Para comecar, apanhamos o comboio de Bombaim para Delhi.Todas as historias de pessoas penduradas no comboio, por cima dele, etc, etc, galinhas, cabras, poneis, elefantes, sao muito sobrevalorizadas. nao vimos nada disso... na primeira classe reservada com ar condicionado e cama - e mordomo. A viagem foi excelente, fomos tratados que nem uns marajas.

Chegados a Delhi, depois de uma serie de eventos aparentemente nao relacionados, acabamos numa "agencia de viagens" onde conhecemos o Al Pacino em pessoa:

Al - Voces gostam de treking?

Pedro, Andreia - Parece bem!(Ana abre muito os olhos)

Al - Ver os lagos! A paisagem! Os himalaias!

Pedro, Andreia - Boa! Boa! (Ana abre mais os olhos e pensa "Ai meu Deus, Ai meu Deus")

Al - Entao vao ja amanha para sri nagar

Todos - vamos!!!!... e fomos.

Sri nagar, 1800 metro de altitude, maioria da populacao muculmana, e' a capital de um belo estado da india. Ficamos numa casa num barco, com criadagem dedicada apenas a nos os 3. No dia seguinte, fomos ate a aldeia cigana nas montanhas, de onde iamos partir para o treking. Travamos amizade com os poneis, essas criaturas de 4 patas com uma atracao pelo precipicio incomparavel. Pelo menos, muito superior a nossa. À noite, ficamos numa tenda, com uma fogueira ao lado, o pessoal a vir servir-nos cha (nao percebemos bem de que ervas era feito o cha, mas pela flora local temos uma suspeita que talvez fosse de uns arbustos com 7 folhas)... tratamento 5 estrelas.

Depois veio a subida.

Foi muito dura. Muito dura. Muito dura. (Especialmente para os poneis). Nesta altura, tinha descido o espirito Heidi na Ana, que andava por ali fresca, leve e fofa, saltitando de pedragulho em pedragulho, enquanto o resto tentava respirar. Devia ser do cha.

Ou talvez efeito dos 18000 pes de altitude a que chegamos (poupando a visita ao google, 5 486,4 metros), o que, para quem esta distraido, e' consideravelmente mais alto do que a serra da estrela, (mais 3500 metros).

Mais uma noite numa tenda, mais chazinho, uns passeios pelos lagos, olhar para neve permanente de perto, mais uma noite numa tenda, mais chazinho... la fomos nos monte a baixo."A descer todos os santos ajudam". Mas se eles nos tem ajudado a descer mais depressa teriamos os ossinhos feitos em picado...

Ontem ficamos pela casa do lago, andamos o dia todo de barquinho a remo, mas nos de sofa, o remo nao era connosco, e descobrimos uma cidade que mete Veneza a um canto: Sri Nagar, a capital do estado de Jammu & Kashmir!

Por alguma razao estranha, o roaming da Optimus e da Vodafone nao funciona la!

(para os mais distraídos, sim, este estado está em guerra, o que levaria a algumas considerações extra que agora não temos tempo)

Neste momento estamos em Delhi, 40 graus (mencionei que na montanha estavam 5? ou talvez menos...), vacas, macacos e tascas na rua... enfim, de volta a civilizacao.

Vamos aqui passar uns dias, depois agra, jaipur, goa... ou nao.

Mais notícias em breve!

domingo, 8 de outubro de 2006

Índia Today, Setembro de 2004

Inquérito efectuado a homens entre os 18 e os 55 anos em capitais de província da Índia: algumas das respostas mais emblemáticas. Descubra as diferenças!

Quanto importante é o sexo na sua vida? 51% - Muito importante
A sua companheira compreende as suas necessidades? 73% - Sim
Quando teve sexo pela primeira vez? 46% depois do casamento
Que parte do corpo da mulher é mais atraente? 43% peito, 16% olhos, 10% cara, 5% cabelo, 7% cintura, 7% vagina, 1% pernas (e onde está aqui o rabo????)
Espera que a sua noiva seja virgem? 72% sim
Casaria com alguém que admitisse não ser virgem? 77% não
As mulheres são tão entusiastas com o sexo como os homens? 64% sim
A frequência com que tem sexo diminuiu depois de ter filhos? 54% não
Alguma vez teve sexo com alguém da família? 87% não (e os outros 13%, meu deus????)
A sua parceira queixa-se de dr de cabeça quando sugere sexo? 45% às vezes, 32% nunca, 13% muitas vezes, 6% sempre
Já trocou de namorada/esposa? 87% não
Quanto frequentemente tem sexo pago? 63% nunca
É possessivo? 39% extremamente, 39% razoavelmente
Já teve experiências homossexuais? 73% não
Teve sexo extraconjugal? 67% não
Fetiches: 21% unas compridas, cabelo comprido e pinturas extravagantes, 21% lingerie leopardo, 20% lingerie preta e botas, 8% pés!
Masturba-se? 44% nunca, 29% ocasionalmente, 13% mais do que 1 vez por semana, 6% diariamente
O que faria se a sua parceira fosse infiel? 38% falaria com ela e resolveria o assunto, 26% acabaria a relação, 14% perdoaria e esqueceria, 9% faria o mesmo
Diria à sua parceira se tivesse um one night stand? 53% não
Os homens só devem ter sexo com mulheres com quem estão compometidas? 67% sim
Quantas vezes tem sexo? 37% mais do que uma vez por semana, 20% diariamente, 20% uma vez por semana, 15% uma vez por mês
Está contente com a sua vida sexual? 56% muito contente, 24% sim, 13% mais ou menos, 4% não
Tem orgasmos múltiplos? 30% às vezes, 27% frequentemente, 20% sempre e 13% nunca
Com que frequência tem orgasmos? 39% sempre, 30% quase sempre, 16% às vezes, 6% nunca
Certifica-se que a sua parceira teve um orgasmo? 40% sempre, 31% quase sempre, 13% às vezes, 8% não.

E depois disto eu pergunto: será que as mulheres são diferentes das de cá ou será que são os homens? Será que no país que em vez do Mestre Cozinheiro dão o Kamasutra às noivas quando se casam aquilo resulta? Ou será do picante na comida?

Veneza? Não, é Sri Nagar!




Passeio no lago de Sri Nagar, assim a atirar para Veneza mas em melhor.

Himalaias






De 4 a 8/10/2006: Treking nos Himalaias, os póneis, o chá, a água fresca da montanha, o frio, as canetas que não escreviam, os acampamentos, os ursos e snow leopards, a ausência de vida e 6 pessoas e 6 póneis para tomar conta de nós! Bolas, somos mesmo uma tristeza… E 1 mês depois a pegada ecológica de todas as pessoas da terra ultrapassa o tamanho da terra… Ao que nós chegámos!

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Em Sri Nagar não há roaming

Foi a primeira coisa que descobrimos quando chegámos à capital de Verão do estado de Jammu e Kashmir. Sim, esse belo estado onde há guerra entre a Índia, o Paquistão e os movimentos separatistas! Tivemos uma visita guiada pela cidade, onde vimos inúmeros jardins, que as vezes lembravam os Alpes, outras vezes Sintra e outras vezes pagodes chineses. Mas não, eram mesmo os Himalaias! Vimos também uma fábrica de tapetes de Caxemira, que foi de longe a peça de decoração mais espectacular que vi na minha vida. Cada tapete demora 3 anos a fazer por 3 pessoas e pode custar tão pouco como 800 euros. Claro que é imenso, mas para o trabalho que dá e para a espectacularidade que é…

Vimos ainda uma mesquita em madeira forrada de papel maché, muito engraçada e mais uma vez lembrou-me um pagode chinês.

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

1 dia em Delhi

Dia do Gandhi! E Dussehra! Daqui a 20 dias é o Diwali! 1 dia em Dehli passado com o Austríaco Johannes Leitner, que é sempre bom dizer aqui que conhecemos porque participou 2 dias antes num filme de Bollywood e nunca se sabe quando fica famoso! Fomos a um festival estranhíssimo e mais uma vez tivemos tratamento vip, ao termos sido tirados do meio da escumalha (lugares em pé) para a frente do palco por um polícia armado até aos olhinhos! Antes conhecemos o Al Pacino, tb conhecido como Chafi, de que falarei no mail colectivo.

domingo, 1 de outubro de 2006

Olá da Índia

Aqui estou em em Bombaim, com uma chuva torrencial. Ja apanhamos a nossa primeira molha so para comprar bilhetes para o comboio. A primeira impressao e muito boa, apesar da chuva. O hotel e excelente, numa zona excelente e ate agora so apanhamos pessoas simpaticas no caminho.

Vamos hoje para Delhi, a procura de sol, e voltaremos aqui para visitar la mais para o final da viagem, pode ser que a chuva ja tenha passado!